terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Quando caí da escada

QUANDO CAÍ  DA ESCADA...
LIÇÕES DE UMA QUEDA!
Pr. Neucir Valentim
Estou digitando esse pastoral com dor no meu braço esquerdo, esforçando-me para fazê-la, isto porque caí, isto é fui vítima de uma queda da escada quando tentava trocar lâmpadas do lustre da minha casa, na altura de 3,60 metros, bati com minhas costas na estante que me fraturou a costela. Conseguiu formar uma pleurite com sangue no pulmão e maculou o tendão de meu ombro esquerdo.. 

Posso dizer que por fora estou bem, mas por dentro, estou quebrado. Não posso fazer nada a não ser ficar sossegado e tomar remédios, pois costelas não se engessam, nem tendões. Estou até ausente da igreja. Quedas fazem isso.
Por isso eu gostaria de tirar lições espirituais desse fato fazendo uma analogia à queda, sinônimo do pecado, que ronda a vida de todos nós (Hb 12:1), e sem saberem que estão próximos a cair, e quando mal perceberem já estarão no chão, espiritualmente falando, baseando-me nas fases do que aconteceu comigo no meu pequeno acidente:

A primeira fase para a queda está na incapacidade de saber que podemos cair, digo, na alta confiança perigosa, onde achamos que quedas só acontecem na vida dos outros e que não somos vulneráveis a ela e dizemos em nossa vaidade: "Eu tiro de letra... Não preciso de ninguém..." Cuidado com essa prepotência. Seja vigilante, porque em um milésimo de segundo você poderá estar no chão, e é mais rápido do que imagina. "Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia." I Co 10:12.

A segunda fase é ter uma obstinação cega em conquistar o alvo, no meu caso, eu queria estar acima do lustre para lá trocar as lâmpadas, querer ver o brilho delas sem saber que o olhar deve ter pelo menos três dimensões: o alto, o  baixo, e os lados. Olhe tudo, não se fixe num objetivo, por mais nobre que seja sem saber quem e o que estará ao seu lado, olhando a sua base e não se esquecendo de olhar para o céu. Muita gente cai porque olha somente para o objeto do seu desejo, o brilho ofuscante do mesmo e esquece o mundo que o rodeia: gente, pessoas amigas, pais, mães, conselhos, experiências de outros e não considera mais nada na vida, isso é um perigo, mesmo em coisas banais. Olha o que a Bíblia diz: "Onde não há conselho, frustram-se os projetos; mas com a multidão de conselheiros se estabelecem." Pv 15:22

A terceira fase é querer estar no topo a qualquer custo, no meu caso, quis subir até o último degrau, quando descobri que o lugar mais perto do topo é ironicamente o chão. Sim tem gente que faz de tudo para estar no topo, perto das luzes, acima do bem e do mal, desconsiderando às vezes, que o topo é muito perigoso, e que o lugar mais seguro na escada da vida é o meio, onde há mais segurança. Foi assim com Gideão, que se sentia o menor de todos, nas tribos de Israel e diante de Deus, mas quando  achou que era alguém importante, caiu e fez todo Israel errar: Disso fez Gideão um éfode, e o pôs na sua cidade, em Ofra; e todo o Israel se prostituiu ali após ele; e foi um laço para Gideão e para sua casa. Jz 8:27." No topo, qualquer desequilíbrio derruba, qualquer movimento por menor que seja, abate
Aliás, a nossa sociedade vive pregando que devemos estar no topo a qualquer preço, mesmo desconsiderando os meios, pisando nas pessoas. Tolice para os que já  aprenderam como o topo é um lugar passageiro, ilusório e muito perigoso, pois nele, e só acima dele está você, e não tem ninguém com você, às vezes, você pensa que nem Deus está  acima e vive sem Ele, essa é a tragédia de quem vive querendo obstinadamente o lugar mais alto. Cuidado com esse chamariz tão propagado, onde os fins justificam os meios. Foi assim que o Diabo caiu! O fim neste caso, será inevitavelmente uma grande  queda, pois quanto maior o topo, maior o impacto da queda.

A quarta fase na queda é não entender que o conhecimento é bom, a cultura, seja ela secular, teológica ou genérica é importante, mas na hora da queda, elas não te seguram, falo isso porque caí com as costas na minha estante, cheias de  livros e de várias informações, mas foi justamente no lugar do "meu conhecimento", que me machuquei mais. 

Não acredite que já sabe tudo, que o conhecimento  intelectual pode evitar a queda, pelo contrário, em algumas horas ele machuca mais do que você imagina. Busque a sabedoria, mas não se estribe na cultura para se garantir da queda. O sabe-tudo pode ser o seu maior vilão.

A quinta fase é administrar a queda. É muito difícil - a primeira coisa que acontece é que quando batemos com força no chão, nossa voz se cala. Apesar de querermos gritar! Sim, eu chamava "alto", mas ninguém me ouvia, porque na verdade eu não conseguia gritar, e as quedas seculares revelam a nossa incapacidade de conseguir ser ouvido, pois só somos ouvidos quando estamos no alto, no chão, o som some, o grito é interno e nada mais.

A sexta fase é perceber que não conseguimos gritar, porque o ar do pulmão fica bloqueado, o ar no texto bíblico original é pneuma, representa a ausência do Espírito Santo, que foi deixado por nós, quando inspiramos outros ares, muitas vezes da arrogância, da soberba ou da vaidade, da vida que nos inflam, mas que se vão tão facilmente. Somente o Espírito Santo é o nosso Ajudador, mas na queda, e somente nela é que descobrimos que devemos orar como Davi: "Não retires de mim o Teu Espírito.."

A sétima fase é buscar levantar para procurar ajuda... Ver o que estragou e identificar a nossa impotência diante do qual frágil somos, mas por vezes arrogantes. 

No meu caso a minha filha queria me levar para o Hospital, mas... Ora bolas, quem sou eu para precisar de ajuda! Foi só questão de tempo, horas depois vi como meu braço estava paralisando, as dores aumentando e minha esposa, que estava ausente, já sem nenhuma resistência de minha parte, me levou para o médico ver o estrago... 

Por último, quando se cai da escada, se quebra a costela, há um significado importante que tiro daí. Adão disse com respeito à Eva, no projeto de Deus para a família: "Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada." O que eu quero dizer que a nossa costela quebrada representa a esposa, e por extensão os nossos filhos, ninguém cai absolutamente sozinho, sempre leva alguém a sofrer junto, no meu caso, foi minha costela que sofreu comigo, ficou fraturada, meu braço ficou machucado, enfim a família, querendo ou não sofre com as nossas quedas e falências. 

Por isso, entenda as fases da queda,  veja como funciona e aprenda como evitá-la, lembre-se e desvie delas a todo tempo, é mais fácil cair do que se imagina, eu nunca me imaginei caindo de uma escada, me achava um exímio trocador de lâmpadas! Talvez você nunca se veja caindo num pecado... Mas é muito mais  fácil do que imagina e os estragos são enormes, mas se caiu, procure ajuda, ainda que não consiga falar sussurre, clame e alguém te ouvirá, e, sobretudo o próprio Deus, mas tenha muito cuidado, o brilho das luzes encantam, e a busca do topo cega os nossos olhos quanto as possibilidades de um grande tombo. Se cair, faça da sua queda um meio para aprendizado, pois a Bíblia diz que a tribulação produz peso de glória, faça dela uma oportunidade de aprendizado: "Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória." II Co 4:17.
Pense nisso, e cuidado com as escadas da vida, são perigosas...