sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Quando a angústia bate a porta!

QUANDO A ANGÚSTIA BATE A PORTA!
Pastor Neucir Valentim





Acaso contenderia ele comigo segundo a grandeza do seu poder? Não; antes ele cuidaria de mim. Jó 23: 6
Gostaria que você desse asas a sua imaginação e contemplasse o autor desta oração.
Trata-se de Jó, homem íntegro e reto, que temia a Deus e desviava-se do mal, mas que por um momento de sua vida foi vítima de uma séria de tragédias. Perdeu os seus bens, sua família, seu status, sua auto-estima e seu amor pela própria vida (Jó 10:1).

Nesta sucessão de tragédias, surgem três amigos para consolá-lo. E Deus nos livre de amigos assim, “amigos da onça”, que acusavam-no de ser o responsável pela própria desgraça, não bastasse isso, surge em Jó um tipo de doença que produziu chagas purulentas em toda extensão de seu corpo.

Neste contexto, este homem torna-se uma ilha, ninguém, compreende a sua dor, ninguém fala a sua linguagem, não há quem dimensione aquilo que vai lá dentro de seu coração ou no recôndito de sua alma.
Talvez a saudade dos filhos que se foram, vergonha, depressão, medo, e muita angústia como se vê: “E agora dentro de mim se derrama a minha alma; os dias da aflição se apoderaram de mim “ Jó 30:6.
A pergunta que cabe aqui é: Como Jó conseguiu vencer essa feia etapa de sua vida?

No capítulo 23:2 ele descobre que há um que pode entendê-lo, compreender o seu gemido e dimensionar sua dor, esse é Deus. Então sente uma profunda necessidade de chegar-se a Ele para expor sua miséria 23:3 e 4 pois diz: Com boa ordem exporia perante Ele a minha causa (...)
Jó percebe que em alguns momentos da vida, quando parece que não somos compreendidos, que a dor é lancinante, que a aflição é profunda, importa chegar-se a Deus de forma integral. Assim descortina o poder do Todo Poderoso , sua majestade, sua grandeza, que não o intimida, antes o estimula a buscá-lo. “Segundo a grandeza do seu poder contenderia comigo? Não; antes cuidaria de mim...

O Deus a quem Jó recorreu em seu momento de angústia, dor e amargura, é o mesmo ontem, hoje e o será eternamente, e está a sua disposição para ouvir a sua dor e cuidar de você.

Por isso o autor de Hebreus nos orienta:
"Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno” Hb 4:16. Sim, a mesma ousadia que Jó teve ao desejar apresentar-se a Deus, e expor a sua queixa devemos ter para sermos socorridos em tempo oportuno. Chegue-se a Deus!

Pastor Neucir Valentim