quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Confissão


CONFISSÃO
Pastor Neucir Valentim
“Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado.” Sl 32:3, 4 e 5.
Todos nós, em algum momento de nossa vida, já experimentamos a realidade do salmista, evidenciada nos versos acima, pois nos diz a Palavra de Deus que não há homem que não peque (I Reis 8:46).

E o pecado se manifesta em nossas vidas de muitas e variadas maneiras, desde a nossa meninice. Existem alguns vocábulos bíblicos no grego que revelam suas várias faces, vejamos: Amartia, quando erramos o alvo de Deus para nossas vidas, Anomia, desregramento, desvio da verdade conhecida, quando desrespeitamos as regras da retidão moral. Asebeia, a impiedade que existe em nosso coração, que consiste na oposição a Deus e sua vontade, em uma autêntica rebelião da alma. Parabasis, motivação contra princípios piedosos reconhecidos. Paraptoma, isto é, passo em falso, cair de um lado para o outro. Enfim, existe muita linguagem técnica para descrever aquilo que fazemos por ato, estado, comissão ou omissão.
Mas uma coisa é certa. Por mais que não conheçamos todos os vocábulos que definem pecado, todos sabemos praticá-los, e não é preciso que ninguém nos ensine. Ocorre que quando cometemos pecado, transgredimos, ou pisamos em falso, algo acontece na nossa alma, ela fica enferma, e se não for rapidamente tratada através do perdão, esta enfermidade atinge a níveis inimagináveis. O salmista diz-nos que o pecado não confessado afetou seu corpo, seus ossos, sua mente, seu humor, de tal modo que se viu de mal com a vida: Por isso encontramos em Lamentações 3:39 a pergunta do profeta: Por que pois se queixa o homem vivente? Queixa-se cada um dos seu próprios pecado.”
Isso mesmo, o pecado nos deixa queixosos com tudo, insatisfeitos conosco mesmo, com os outros e até com Deus. O salmista percebeu que secou-se diante da vida, perdeu a alegria de viver. Meu irmão, não deixe o pecado instalar-se em seu coração.
Confesse-o, não o encubra, pois Deus está pronto a perdoar o seu pecado e a sua culpa. Lembre-se de I Jo 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”
Faça isso!

Um comentário:

Pontojota disse...

Meu Pastor,
Quão edificantes e verdadeiras foram as suas palavras. Venho acompanhando o seu blog e a cada post tenho revelações incríveis de como proceder e caminhar na fé.
Um abraço afetuoso
da sua ovelha
Juliana Pugliese